segunda-feira, 27 de julho de 2015

Qual o melhor tênis para Corrida de Montanha?

A resposta é bem simples: Não existe! A escolha do tênis depende principalmente do terreno, tipo de pisada, do formato do pé, da experiência do corredor e das sensações com o terreno. Vamos explicar um pouco.


Nas corridas de montanha, temos vários tipos de terreno que vão desde as estradas de terra as trilhas técnicas. Neste caso, o principal critério a ser analisado é o solado, que pode possuir maior ou menor aderência com o terreno. Outra característica a ser considerada é o tipo de cabedal, responsável pela transpiração e impermeabilização (Gore-Tex) do calçado, sendo o clima um dos fatores que influenciam na escolha.
 
No caso do tipo de pisada, os tênis de trilhas também apresentam modelos para supinadores, neutros e pronadores. Análise biomecânica pode ser utilizada para determinar o tipo de pisada do corredor e melhor orientá-lo neste quesito.
 
O formato do pé também deve ser considerado, tendo em vista que algumas marcas e modelos apresentam características próprias no que diz respeito as dimensões dos calçados. Alguns modelos, por exemplo, são mais estreitos que outros na parte frontal do tênis, podendo gerar incômodos para aqueles que apresentam essa parte do pé mais larga. Sempre que possível, experimente o tênis, deixando as compras online para aqueles modelos que você já testou.
 
A experiência do corredor é outro fator que pode ser considerada na escolha do tênis. Para aqueles que já estão acostumados e detém uma boa técnica de corrida em percursos com obstáculos, os modelos mais leves e com menos proteção podem ser uma opção para os corredores que buscam maior desempenho.
 
Além disso, outra característica a ser considerada é o drop – diferença de altura entre o calcanhar e o antepé – que varia de 0 a 12 mm. Em geral, o drop está relacionado diretamente com o nível de amortecimento e inversamente com a sensibilidade em relação ao solo. A escolha do drop depende do peso do corredor, da sua estrutura física e principalmente das sensações que se pretende alcançar, onde 0 mm poderia significar maior sensibilidade com o solo e 12 mm, maior conformo e amortecimento.
 
Escolher o tênis correto é essencial e tão importante quanto os treinamentos. Pesquise e leia bastante antes de fazer sua escolha. Um bom tênis não é aquele mais caro da loja e sim o que melhor se adequa as suas necessidades.
 
Um forte abraço e boas corridas!
 

Léo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário