terça-feira, 7 de abril de 2015

Como para correr ou corro para comer?


Quando o assunto é alimentação e corrida as posições são bem divergentes.
Tem gente que foca na alimentação saudável e chega até a ser Xiita. Outros parecem máquinas de consumir suplementos achando que ter X ou Y% de gordura corporal os transformarão em verdadeiros Ironman. Tem também aqueles que não estão nem ai e comem de tudo, afinal a corrida irá "queimar" as calorias ingeridas.
Eu acho que já passei um pouco por todas essas fases para chegar na atual. Mas vamos ao retrospecto.
Quando comecei a correr achava que seguir uma dieta extremamente balanceada e focada em alimentos saudáveis era a solução. Passei a comer apenas aquilo que não tinha gordura, cortei a cerveja, restrição total achando que aquilo seria o melhor dos mundos. Foi difícil mas acabei me adaptando. Até as delícias que só a minha mãe faz eu cortei. Santa ignorância Batman!!!
Depois, devido a uma fratura por estresse na tíbia que me impossibilitou de correr, comecei a nadar e a pedalar e quando o médico me liberou já estava fazendo natação, ciclismo e corrida. Não uso a palavra triathlon pois nunca fui uma Barbie. Gostava do desafio dos três esportes combinados mas para ser um verdadeiro triatleta é preciso ter uma série de requisitos que não faz o meu tipo. Nessa época acabei entrando na onda da galera e tomei muito suplemento achando que aquilo aumentaria meu rendimento. Entenda-se suplemento (Proteínas, aminoácidos, recuperadores musculares, etc.), não drogas, como muitos atletas amadores desse esporte fazem. Santa burrice Batman!!!
E por fim, quando estava correndo ultramaratonas chutei o balde com o rodo e a vassoura juntos e comecei a comer de tudo. Tinha desencanado de tudo e como os volumes eram absurdos deixava o corpo fazer o trabalho de limpeza do organismo.
Fiquei um tempo longe das corridas e mantive o ritmo de comida sem me preocupar muito com a alimentação e o resultado foram 6 kg a mais em 2 anos. Não foi nada demais e já estava até acostumado com alguns quilinhos a mais. Feliz e curtindo a vida.
Esse ano surgiram oportunidades e me inscrevi para uma ultramaratona e veio a dúvida: Como me alimentar no dia a dia e nos treinos? Como já passei por todas as fases da alimentação, decidi que era hora de buscar o equilíbrio. Nem 8 nem 80.
Em alguns momentos me alimento pensando no treino que está por vir, em outros corro para queimar a comida e a cerva ingeridas com muito prazer.
Nos treinos aboli a palavra gel e suplementos. Levo apenas aquilo que gosto de comer e que pode me fazer bem em um treino ou corrida. Para mim hoje se resume a: paçoquinha, bananinha, frutas secas, sementes, biscoito salgadinho e barrinhas diversas. Isso me atende bem e consigo ingerir uma quantidade suficiente de carboidratos e proteínas.
Sachês de gel e suplementos podem aumentar e otimizar meu rendimento? Talvez. Mas não a minha felicidade de sentar em uma pedra abrir um pacotinho e dividir com alguém o alimento previamente selecionado.
E quanto a cerveja. É o melhor recuperador muscular do universo!!! Depois de uns 3 você não sente mais dor nenhuma!!!
Menos é mais!!!
Um forte abraço e boas aventuras!!!
Léo

Um comentário:

  1. Excelente.
    Adorei a parte da simplicidade: Levo apenas aquilo que gosto de comer.... paçoquinha, bananinha, frutas secas, sementes, biscoito salgadinho e barrinhas diversas.
    Sempre tive dúvidas se isso seria "legal", e se atende alguém do seu nível, o que dizer de um amado? rs

    Abraço

    ResponderExcluir