segunda-feira, 23 de março de 2015

Tempo


Cada dia que passa temos menos. A vida e a tecnologia viajam em uma velocidade que já não acompanhamos. Conseguir realizar todas as tarefas do dia tem se tornado um desafio e tanto.

Trabalhar, estudar, cuidar da família, trabalhar mais, estudar mais, dar mais atenção a família e por fim treinar... É como um malabarista controlando várias bolas ao mesmo tempo. Quando uma está em baixa a outra está em alta e assim a vida segue. O importante é não deixar nenhuma cair e neste momento é que entra o equilíbrio e a sabedoria para manter tudo sob controle.
No que diz respeito a corrida é sempre difícil encontrar um horário perfeito para correr. É claro que me refiro aos corredores amadores que além de treinar precisam realizar suas atividades profissionais. As madrugadas são a solução!!!
Uma estratégia que estou utilizando para aproveitar o meu tempo é ir de ônibus para o trabalho e voltar correndo. Durante a ida posso ir lendo algum livro ou revista e não preciso me estressar com o trânsito caótico de BH e na volta aproveito para acumular quilômetros e desnível, afinal o que mais tem por aqui é morro.
Pode parecer complicado em um primeiro momento mas acho que todos deveriam experimentar. Você já chega em casa com a mente limpa e descansada sem precisar enfrentar o trânsito e seus motoristas “espertinhos”.
Eu particularmente detesto carro e procuro evita-lo ao máximo. Estou ainda em fase de adaptação mas consigo fazer essa logística três vezes por semana, o que já me dá um alívio e tanto.
Não chamaria isso de treino e sim de corrida para casa afinal o objetivo é diferente. Não dá para transformar esse retorno em treino. É preciso atenção e cuidado o tempo todo além das diversas paradas nos sinais. É importante considerar que você é o último na escala de prioridade do trânsito e que toda atenção é pouca. Esteja sempre alerta e preparado para dar uma guinada.
Quanto ao piso é espetacular - falando como Trail Runner é claro! Um corredor de asfalto “coxinha” diria que é o fim e poderia torcer o pé, morrer intoxicado blá blá blá! Tem buraco para todo lado, passeios com diferentes tipos de inclinação e materiais. Obstáculos por toda parte que exige um mínimo de técnica e cuidado. Para quem está acostumado a correr em trilhas não é nada demais e sim uma oportunidade para praticar os saltos e deslocamentos, e se divertir enquanto a galera observa de dentro do carro no auge do estresse.
Enfim, uma opção a ser considerada. Saia da rotina e da preguiça de andar apenas de carro e experimente essa corridinha voltando para casa. Tenho certeza que irá se divertir e relaxar. E acima de tudo cuidado pois a grande maioria irá achar um pouco estranho ou até mesmo suspeito!
Forte abraço e bons treinos!
Léo

2 comentários:

  1. O meu jeito é madrugar por SP. A cidade já é uma selva, então o treino eh perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, muito inspirador. Gostei de sua estratégia. Temos que inventar saídas!

    ResponderExcluir