quinta-feira, 26 de março de 2015

Mente


“Running an ultra is 90 percent mental, and the other 10 percent – that’s mental too!”
“The motivation and determination all have to come from you”

Mais do que se preparar fisicamente para provas de longa distância, é necessária uma preparação mental para suportar os grandes desafios. Da mesma maneira que treinamos o corpo, precisamos treinar a mente. Parece simples, mas aqueles que já levaram uma “surra” mental durante um treino ou competição conhecem bem o poder da mente quando ela resolve nos derrubar.
Por diversas vezes presenciei corredores com alto nível atlético sucumbirem mediante a pressão. E isso acontece o tempo todo. Basta não estar preparado mentalmente e dar um pouco de “corda” para a cabeça que em fração de minutos tudo estará acabado.
Acredito muito no poder da mente e no alto controle durante a corrida. Estando muito bem condicionado fisicamente ou não, em um determinado momento o que continua nos movendo é a cabeça, e nessa hora é preciso ser realmente forte.
Os percursos nas montanhas tendem a ser muito ingratos. Em alguns momentos você está correndo no plano, com um ritmo constante. Longo em seguida, uma grande descida onde tudo parece uma maravilha. Você se sente o melhor corredor do mundo. Porém, depois de uma longa descida sempre vem uma subida que faz você diminuir bruscamente o ritmo e em alguns momentos até caminhar. Esses ciclos se repetem diversas vezes e juntando o cansaço físico, as dores, o clima, a desidratação, falta de alimentação e outros fatores fazem sua cabeça se rebelar contra tudo e todos. É nessa hora que o treinamento mental realizado durante quilômetros e quilômetros de treinos irá lhe ajudar. Mas como?
Cada pessoa precisa desenvolver sua própria técnica e negociar cada metro com a cabeça. O mais importante é sair vitorioso nessa negociação e com isso ir se fortalecendo. A cabeça certamente tentará lhe manipular e convencer diversas vezes que aquilo não faz sentido, que você está exausto, que precisa parar um pouco, que precisa caminhar, descansar. Vai acontecer de tudo e neste momento o importante é ser teimoso, forte e determinado. Resista enquanto puder e siga em frente. Certamente você ficará cada vez mais forte e preparado mentalmente. E à medida que isso for se repetindo você já estará tão preparado para resistir que nem dará mais atenção as falácias da sua cabeça!
 
Forte Abraço e boas corridas!!!
Léo

Um comentário:

  1. Leo incrível como cada dia parece que escolho o post certo para ler. Ontem lí o de alimentação e estou buscando cada vez mais o equilíbrio entendendo o meu corpo e sentindo o que meu corpo pede, mas ainda seguindo com suplementos e tal...Enfim hoje estava precisando ler sobre o treino da mente, não na corrida, mas na vida. Pensar quedei tanta coisa e ponho em prática pouco do que a corrida já me ensinou , rs. Seus posts sempre me fazem bem : )

    ResponderExcluir